...

...

3.5.16

Bay Harbour Market

no outro dia fui a Hout Bay, uma zona de pescadores e não só, que fica a uns 25 km do centro de Cape Town... seja de carro ou de bus, o caminho é quase todo feito com duas vistas. de um lado o mar e do outro a montanha, duas paisagens presentes em todos os cantos dessa cidade. 

em Hout Bay fica o Bay Harbour Market... diferente dos outros mercados do sábado de manhã, este abre sexta, sábado e domingo, num espaço onde se misturam os cheiros de variadíssimas ofertas gastronómicas, o aroma das roupas e outros objectos, as conversas em diferentes línguas dos desconhecidos que sentam a mesma mesa corrida, ao mesmo tempo que se escuta música ao vivo para completar o cardápio. num rápido olhar, o espaço parece apertado, mas tudo acontece de forma organizada, com zona de circulação, zonas de venda, zona de alimentação interior e exterior com vista para o mar e montanha e como na maioria dos lugares nesse país, há sempre uma área para as crianças brincarem. 

é incrível a energia positiva, o ambiente criativo e as surpresas que se encontram nesses mercados! na saída conheci um pintor do Congo Kinshasa, que viveu em Luanda e no Moxico, na América latina e em Espanha, está a três anos em Cape Town, lugar que ainda mantem alguns sinais do passado da Africa do Sul mas que ainda assim ele designa como o paraíso que o mundo ainda não descobriu.