...

...

21.4.16

uma história com coração

 
o Museu do Coração de Cape Town é o lugar onde provavelmente encontramos uma das histórias de difícil compreensão desse país, mas que também demonstra a capacidade do ser humano de se superar positiva e negativamente com os seus actos. 

em 1967 num sábado como outro qualquer, a família de Edward Darvall entrou para história da Africa do Sul depois de um acontecimento terrível que possivelmente mudou a história da humanidade. depois de deixar o pai e o irmão no seu carro novo, Denise Darvall e a mãe se dirigiam a uma pastelaria para comprar um bolo, quando sofreram um acidente... foram brutalmente atropeladas por Frederick Prints, um homem de 36 anos que conduzia bêbado! a mãe de Denise morreu no local enquanto que ela foi transportada para o Groote Schuur Hospital onde lhe foi diagnosticada morte cerebral. 

no Groote Schuur Hospital trabalhava Christian Neethling Barnard (nascido numa família modesta e devota a Deus, o pai era pastor e a mãe tocava órgão na igreja), um cirurgião sul africano que no início da década de 40 tinha sido um estudante tranquilo e extremamente dedicado na Escola de Medicina da Universidade da Cidade do Cabo, e que terminou os seus estudos na Universidade de Minnesota, Estados Unidos da América. depois de terminar os estudos, regressou para Africa do Sul onde se empenhou a fundo na sua pesquisa, que era conseguir realizar um transplante do coração. começou por realizar várias experiências com cães juntamente com equipa que tinha juntado para trabalhar nessa pesquisa. 

no dia 2 de dezembro de 1967 quando Denise Darvall deu entrada no hospital com morte cerebral, Louis Washkansky, um paciente que era acompanhado pela equipa do Dr. Christian Barnard, aguardava a mais de dez dias por um doador que lhe permitisse ter um coração novo. 

com a oposição do filho, o pai de Denise, Edward Darvall autorizou que o coração da sua filha fosse doado para o Dr. Christian Barnard tentar salvar a vida de Louis Washkansky. a operação realizou-se no dia 3 de dezembro de 1967, mas infelizmente Louis morreu poucos dias depois. 

depois disso o mundo nunca mais foi igual... o Dr. Christian Barnard efectuou outros transplantes que foram um sucesso, entrou para história mundial da medicina, essa história inacreditável de vida e da humanidade que infelizmente desconhecia, mas que esta semana contou-me o Museu do Coração aqui em Cape Town. 

saí do museu com a emoção escondida por tudo que tinha acabado de presenciar, mas principalmente confuso porque toda essa história aconteceu no mesmo país e na mesma altura onde outros homens cometiam barbaridades em nome de um sistema que dividia os homens pela cor da pele e que causou tanto sofrimento a este país. 

no final, é difícil não pensar que o homem é também um bicho selvagem!