...

...

13.5.16

Noon Gun

quando nascemos em países pouco desenvolvidos por variadíssimas razões como a corrupção, má governação, falta de formação da população entre outros factores, a pergunta "porquê e como outros países conseguiram desenvolver-se" está constantemente em nós, principalmente quando viajamos. por vezes respondemos a questão com diferentes motivos: os outros são mais ricos; os outros são mais sortudos, os outros não são corruptos, os outros têm mais formação académica; etc... e poucas vezes nos passa pela cabeça que a resposta está na falta de disciplina. uma criança disciplinada tem mais chances de se tornar um aluno disciplinado, que depois se torna num adolescente disciplinado, seguindo-se o estudante universitário disciplinado que se torna num profissional disciplinado e com muitas chances de se tornar um marido, pai e avô também ele bastante disciplinado. 

em muitos países com os mesmos problemas que Angola, a disciplina é um factor praticamente esquecido e provavelmente não é tido em conta na base educacional das crianças. 

aqui em Cape Town, diariamente acontece um "fenómeno" estrondoso que provavelmente demonstra o porque que sociedades disciplinadas têm mais chances de se tornarem em países desenvolvidos. 

BUMMMMM... 
é com esse estrondoso som do disparo de um canhão que a hora 12 é assinalada todos os dias (excepto ao domingo e feriados)... e em qualquer parte da cidade onde nos encontramos ouvimos o BUMMMMM com maior ou menor intensidade, dependendo da proximidade que nos encontramos do Signal Hill, local próximo do centro da cidade onde desde 1806 é feito o disparo do canhão

Antes do disparo, um soldado da Marinha Sul Africana explica aos presentes (geralmente grupos de turistas, estudantes, etc) de forma resumida a história daquele pequeno e importante acto... o seu significado, quando começou, o tipo de pólvora usada, a alternância em que são usados os 2 canhões, o número do disparo que será feito naquele dia quando forem exactamente 12h:00, e até a história do dia 7 de janeiro de 2015, único dia em 200 anos que o canhão não foi disparado devido uma falha técnica! depois, pede aos presentes que se afastem um pouco e aos 10 segundos começa a cotagem em voz alta... 10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 BUMMMMM. 

este pequeno acto insignificante para a maioria dos habitantes de Cape Town, é uma demonstração de disciplina e de compromisso, faça sol, caia chuva, faça frio, muda o ministro x, ganha as eleições o perfeito baixo, alto, mulher, homem, preto ou branco. 

a verdade é que as sociedades com pessoas disciplinadas quase sempre se transformam em país desenvolvido, porque normalmente estes países têm replicado o acto do disparo do canhão em todos os segmentos do país.