...

...

25.1.16

uma fábrica de alegrias...

voltando ao distrito do design, não podia deixar de escrever sobre The Old Biscuit Mill, uma antiga fábrica de biscoitos no coração de Woodstock, hoje transformada numa pequena aldeia vibrante e calorosa que passou a ser o lar de mercados, espaços para escritórios, oficinas e lojas de design, restaurantes, etc... é lá onde trabalham alguns dos mais talentosos artistas sul africanos da actualidade, fotógrafos, decoradores, designers e é também a morada da Cape Town Creative Academy

o lugar tem um aroma e ambiente que por vezes se confunde com qualquer zona perdida num país escandinavo... incrível mas esta sensação acontece com alguma regularidade em Cape Town, hora estas em África mas também pode acontecer que sintas a Europa ao redor! 

no top da fábrica com vista para uma parte do distrito, o Pot Luck Club é um restaurante e também galeria com um ambiente tão descontraído que da a impressão que os funcionários estão a divertir-se entre amigos. um copo de vinho acompanhado com pot luck club fish slidres ao mesmo tempo que se aprecia o espaço e não se pensa em nada, apenas naquele momento... talvez seja uma experiência de solidão mas é extraordinária! 

Saucisse Boutique Deli (pequeno mercado/pastelaria com ambiente familiar) ou Daddy.o (aluguer de salas/secretarias para trabalhar) são daqueles espaços que se entra, olha-se para o sorriso dos funcionários, dá-se uma volta com calma e mesmo que não se compre nada sai-se com uma sensação de felicidade. 

em Cape Town apercebi-me que mercados de sábado de manhã ou feiras como chamamos aqui, é um conceito bastante presente na vida dos sul africanos... são muitos os lugares que têm um evento do género, alguns acontecem no último sábado de cada mês ou mesmo todos os sábados. só em Woodstock fui ao The Palms MarketThe Neighbourgoods Market que acontece no Old Biscuit Mill e também em Joanesburgo. 

The Neighbourgoods Market é um lugar de misturas de gentes, cheiros, sons de diferentes línguas mas também de música ao vivo, onde é possível comer uma deliciosa paella que é confecionada ao vivo por dois jovens com aparência norueguesa e um timorense, mas com muitas certezas que os três sejam sul africanos! há de tudo lá, legumes e frutas frescas, café artesanal, carne argentina, crepes franceses, prego português, água de coco e até cozinha para cowboys!


foi nesse dia que conheci o autor da banda sonora que me tem acompanhado nos últimos tempos. Riccardo Moretti é italiano e autor do projecto TribalNeed, uma combinação de instrumentos orgânicos e brinquedos misturando musicalidade progressiva com ritmos electrónicos europeus e sons tribais afro-australianos, resultando numa música electrónica original tocada ao vivo. é mesmo incrível e contagiante ouvir-lhe ao vivo!
 

regressar a este lugar será com certeza uma missão quase obrigatória.