...

...

18.1.16

aquele lugar que se deve mesmo ir

a ilha do diabo como lhe chamou o homem mais famoso de África, é daqueles locais “clichés” mas que têm mesmo de ser visitados. todos os dias a fila para apanhar o barco é longa, por isso o mais aconselhável é fazer booking online com bastante antecedência.

considerado património da humanidade pela Unesco em 1999, Robben Island é hoje um lugar lindo e no dia em que visitei o céu estava completamente limpo num azul alegre que contrastava com a sua real história. ao ouvir as histórias do guia é difícil não ficar chocado com a crueldade dos humanos, mas ao mesmo tempo é possível imaginar que a quantidade de vezes que aqueles guias contam a sua própria história de horror é em si também um facto que talvez os ajude na terapia mental que possivelmente são obrigados a fazer. 

enfrentar e falar frontalmente de um passado bárbaro e cruel, é talvez uma das melhores formas que esse país encontrou para minimizar as feridas e fazer as pazes consigo próprio.

apesar de sair do local altamente enojado e quase deprimido, é preciso admitir que Robben Island é hoje um bom exemplo de como um povo utiliza os erros do passado para melhor perceber o presente e melhorar o futuro.