...

...

13.1.16

o distrito do design

sem surfistas, sem turistas a google, sem praias, sem nada daquilo que se vê na costa de Cape Town, Woodstock é um velho distrito pobre desde sempre mas que nos últimos anos tem alterado a sua realidade graças as mentes criativas e outras que encontraram na zona o local para desenvolver projectos com algum adn retro... transformando uma antiga zona industrial num espaço de galerias, ateliês, oficinas de arte manufacturada e outros ideias que normalmente coabitam entre si. 

depois, não foi necessário fazer-se muito... as coisas foram avançado e outros projectos foram se instalando na zona, fazendo com que actualmente seja possível cruzar-se com turistas (daqueles quem leem mais do que um simples guia turístico), e também encontra-se quase todo tipo de serviços, desde oficinas de reparo de móveis, lojas que comercializam lindas peças de velharia, cafés e bares com decoração inesquecível e bons restaurantes como The Test Kitchen que está no top 50 dos melhores restaurantes do mundo. 

locais como Woodstock Exchange na Albert Road, um armazém de paredes pretas que por dentro mais parece um shopping de comercio criativo, onde é possível comer um bom peixe no Ocean Jewels (experimente o angelfish), um pequeno espaço com decoração caseira como se estivéssemos no quintal da nossa avô, com livros, plantas e limões na mesma área. 

tomar um chá no Field Office, um lugar tranquilo para se esconder da agitação de outros lugares, onde se pode ler, comer e trabalhar no computador. o café tem filiares noutros 3 pontos da cidade, mas em Woodstock Exchange é diferente, o espaço é também um showroom da marca Pedersen + Lennard, com móveis de uma arquitectura única que mais parecem peças de brinquedo, aliás, a cadeira que se senta, os quadros expostos e possivelmente a edição de novembro de 2013 da revista Monocle que desfolhei que com certeza passou pelas mãos de muita gente, é tudo material que está a venda! 

no espaço respira-se criatividade por todos os cantos, desde as pessoas que ali se movimentam e trabalham até a forma como a área foi ocupada. espaços como a Barnet Fair Barber, uma barbearia que faz lembrar personagens dos anúncios da Johnnie Walker, zona de relaxe por baixo da sombra de uma árvore sempre com mobiliário interessante e algum graffiti ou a Ballo, uma marca de óculos armações feitas a mão em moldes de madeira, há também o Starling and Hero, um café, loja e oficina de bicicletas que serve um breakfast que não da para esquecer... enfim, o espaço tem tudo para quem deseja passar o dia a trabalhar, a conversar com amigos, passear com a família (crianças incluídas) ou para quem procura em solidão um lugar para ler, escrever ou simplesmente pensar olhando as pessoas.