...

...

19.12.16

assumir a história...

visitar a South African National Gallery é como ler um livro de histórias com extratos de acontecimentos extraordinários que decorreram nesse país... a linguagem apresentada nas diferentes obras é a definição que cada artista escolheu para apresentar a sua Africa do Sul, demonstram também a diversificação étnica que o país tem. 

Women´s Work é uma delas, a exposição explora técnicas de um trabalho muito conectado ao género feminino, com narrativas históricas que celebram a criatividade artesã muitas vezes subestimada no mundo das artes.

tantas cores vivas, tantas imagens marcantes, tantas peças que nos fazem questionar a crueldade humana, enfim, tanta arte boa. entre os espaços de paredes brancas que compõem a galeria, sobressai um espaço completamente escuro com paredes pretas onde se apresenta o trabalho surpreendente do artista Mohau Modisakeng, vencedor do Standard Bank Young Artist for Visual Arts 2016. o trabalho do artista apresenta a sua visão pessoal com informação tirada da sua experiência como um jovem rapaz no Soweto, cruzando estradas de uma transição política violenta, Modisakeng usa a memória como um portal entre passado e presente para explorar temas da história, corpo e lugar dentro do contexto do pós-apartheid. 

com certeza, um lugar de visita obrigatória.