...

...

6.10.16

Silent Cries

a qualidade das peças de teatro tem sido uma das surpresas mais surpreendentes que tenho tido ao longo desse festival! possivelmente, para outros estrangeiros que sempre acompanharam com mais atenção a dramaturgia sul africana não se surpreendem... mas para mim que praticamente comecei a interessar-me por esse país a apenas um ano, falta-me ainda descobrir respostas para muitas perguntas. 

para um país que até 22 anos atrás vivia num sistema de segregação racial, como é possível que em "tão pouco tempo" tenham formado tão bons actores de teatro, que apresentam em palco uma base intelectual tão alta e sólida!? formam-se depois do fim do apartheid? questiono-me porque não sei mas quero muito entender como se fizerem tantos actores com essa qualidade. 

Silents Cries é uma peça que fala de um tumulto entre um grupo de crianças Afrikans e outros da etnia Zulu, que acabaram por morrer. o acidente aconteceu em Durban e a peça é representada na sua maioria por crianças todas elas nascidas numa Africa do Sul diferente... entretanto, a sua postura em palco transmite um sentimento e identificação extraordinários com acontecimentos de uma época que ainda não eram nascidos. infelizmente, algumas partes da peça são bem contemporâneos na vida dessas crianças porque ainda acontecem num formato menos visível. 

--- 
Dance, Visual & Physical Theatre A story presented through the eyes of children about the incident that happened in Durban where a group of 
3 to 4 Africans where burned deliberately to death by a group of the Zulu community.