...

...

24.5.16

por dentro do centro marginalizado.

depois das townships, o centro de Cape Town é o provavelmente o local que os residentes menos recomendam aos turistas. como qualquer outra cidade que recebe muitos turistas, aqui o centro também apresenta os seus perigos... de tal maneira que depois das 17h as ruas ficam num silêncio por vezes confundido com uma pequena vila do interior! 

acho a recomendação exagerada, e aquele turista que acreditar totalmente no concelho que deve evitar o centro, possivelmente perde aquelas surpresas que surgem entre as esquinas da Long Street com as outras pequenas ruas. 

é interessante também porque muito da arte que se vende no centro aparentemente como parte da cultura negra sul africana, é na verdade (na sua maioria) arte de outras paragens africanas. localizado no cruzamento entre a Longmarket e Burg Street em frente a magnifica Central Methodist Mission, o Greenmarket Square é um exemplo perfeito... ali é possível encontrar vendedores (artesões) de muitas partes de África, principalmente do Congo (Kinshasa e Brazzaville), Nigéria, Ruanda, pessoas que infelizmente muitas vezes tentam vender a sua arte como arte sul africana, o que na maioria dos casos é falso. 

fora esse questão e os cuidados que se deve ter com a segurança como em qualquer outra cidade, penso que o centro de Cape Town é de visita obrigatória e sempre com os olhos e ouvidos bem atentos para quem queira aperceber-se das surpresas como as duas senhoras de certa idade que encontrei na esquina entre a Castle e a Burg Street a cantarem gospel com uma voz inesquecível!