...

...

1.6.17

conhecer o Luke Dale-Robertsem Langa!

finalmente um ano depois entrei pela primeira vez numa township aqui em Cape Town, no mesmo dia e no mesmo local em que conheci pessoalmente o Luke Dale-Roberts, provavelmente o melhor chef sul africano da actualidade. 

Langa é o subúrbio mais antigo de Cape Town, local onde aconteceu grande resistência ao regime do apartheid. 
foi neste famoso bairro que no sábado aconteceu uma extraordinária iniciativa... The Test Kitchen X The Langa Project, um evento com curadoria de Wanda Guma e Luke Dale-Roberts, que teve como objectivo de levar a cozinha do restaurante The Test Kitchen, organizando dois almoços em que o valor dos ingressos serviu para apoiar dois projectos sociais que trabalham com crianças, Noluthando Early Childhood Development Centre e Project Archangel
conheci o restaurante The Test Kitchen em 2015 quando vim pela primeira vez a Cape Town, na altura, tinha acabado de sair na 28º posição da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo! 

presumo que para a maioria dos privilegiados que estiveram no evento a excitação era mais pela oportunidade de degustar a comida do Luke, já que no restaurante o tempo de espera para uma reserva raramente são menos de 6 meses, mas para mim, a excitação baseava-se numa mistura de detalhes que incluía também a oportunidade de degustar um prato preparado por ele! mas estar em Langa despertou muito mais em mim... o lugar é bastante conhecido por cá, já li e falei com pessoas sobre o bairro e a minha curiosidade era enorme muito também pelos avisos que recebi de evitar me deslocar ao bairro sem um bom contacto. 

o evento decorreu no The Guga S'Thebe Cultural Arts and Cultural Centre, um espaço de arte e cultura que funciona num edifício de cores vivas e brilhantes, onde acontecem todo tipo de iniciativas que ajudem a fortalecer e melhorar a situação socioeconómica dum bairro onde 60% da população adulta vive no desemprego. 

foi uma tarde inesquecível, muito também pela forma como fui recebido primeiro pelo Ian Manley, responsável pela comunicação do restaurante e pela extraordinária simplicidade e afável trato por parte do Luke e do Wanda, o melhor contacto que me vai guiar numa futura visita a Langa.